domingo, 28 de dezembro de 2008

Avançar é retroceder?

O grupo U2 lançará seu novo CD “No line on the horizon” em março de 2009. Até aí, nada de mais. A novidade é que o álbum terá cinco versões diferentes, com direito a uma edição em vinil. Os fãs também poderão comprar junto com o novo disco um pôster dos irlandeses, um livro de 60 páginas sobre a banda, além da autorização para baixar um filme com músicas do grupo, de acordo com o site G1

A trupe de Bono não é a primeira banda a recorrer ao LP, essa é uma tendência no mercado europeu e americano. Alguns artistas nacionais também já aderiram a essa moda, entre eles Maria Rita, Nando Reis e Caetano Veloso. Lenine foi um dos últimos a optar pelo bolachão, seu álbum mais recente, “Labiata”, teve mil cópias reproduzidas em vinil.

Essa volta ao passado não está restrita ao processo de gravação dos discos. O clip da música “Sensual Seduction”, intepretada pelo rapper Snoop Dogg, é calcado em referências dos anos 80, desde o figurino, até o excesso de iluminação.

No caso do U2, mas do que uma busca por formatos antigos (se é que o CD já não se tornou um deles), o novo álbum será marcado pelas várias formas de contato entre a banda e o público. Mais do que vender a música, o artista confere um valor agregado ao trabalho ao incluir uma revista ou um livro no pacote.

Será essa a saída para o mercado fonográfico? Independente disso, não é qualquer banda que pode se arriscar nesse tipo de “empreendimento”.

Vá preparando a sua velha vitrola!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Em busca dos independentes

O fato de a internet ter modificado a forma que os indivíduos consomem música não é novidade. Entretanto, muitas vezes nos detemos nas questões dos dowloads, gratuitos ou não, e esquecemos a principal facildade que a rede nos oferece: o contato com artistas independentes. Apesar disso, as gravadoras ainda buscam formas de cercear o acesso aos trabalhos produzidos por seus artistas.

Recentemente, a Warner ordenou que fossem retiados do YouTube vídeos de seus contratados, alegando ausência de acordo com o site. Algumas vezes essas estrategias acabam funcionando porque temos preguica de pesquisar informações sobre novos cantores, preferimos que as radios e as gravadoras façam uma pre-seleção do que é bom ou não. Na verdade, não queremos perder tempo ouvindo sons que podemos não gostar.

Independente de nos identificarmos ou não com uma nova banda, conhecer os artistas independentes, nem que seja para criticá-los, é exercitar as possibilidades da web. Um grupo desses músicos vai gravar um disco cuja renda será destinada para a ONG Red Hot, especializada em pesquisa de combate ao vírus da Aids. Batizado de “Dark Was the Night” o álbum deve ser lançado na terceira semana de fevereiro de 2009, segundo informações da "Folha Ilustrada".

Na lista de artistas que compõem o CD duplo, há bandas que provavelmente muito de nós nunca ouvimos falar. Entre os mais conhecidos estão a americana Cat Power e os canadenses do Arcade Fire . Desses dois, apenas tive contato com o som de Cat, então resolvi pesquisar sobre o Arcade e ouvir algumas músicas desta banda de indie rock. Formado em 2003, o grupo busca usar vários intrumentos em suas apresentações, entre eles: piano, violino, viola, violoncelo, teclado, acordeão e harpa.

No disco também está uma banda que ficou mais conhecida no país nos últimos dias. Os meninos do Beirut tiveram sua música “Elephant gun” selecionada para ser tema da personagem Capitu, em minissérie de mesmo nome. No trabalho beneficente eles assinam a faixa “Mimizan”.

Pra finalizar o post deixo a lista com nome de todas as bandas que participarão dessa coletânea e a sugestão de que você escolha pelo menos uma para conhecer.

Ouça e nos conte!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Toca Raul

Em um fim de ano no qual o Brasil foi palco de diversos shows internacionais, (R.E.M, Off Spring, Maroon 5 e Madonna – o mais badalado de todos, com ingressos esgotados em menos de uma semana de venda) é bom lembrar de mitos nacionais.

Esta previsto para o mês que vem um programa de TV em homenagem a Raul Seixas . Em agosto deste ano, foram completados 19 anos da morte do maluco beleza. Em “Por toda a minha vida”, da rede globo de televisão, o baiano será interpretado por Júlio Andrade, segundo informações do jornal “Correio”, da Bahia. Gravado nas mais diversas vozes, de Barão Vermelho a Caetano Veloso, Raul é autor de sucessos como “Gita”, “Sociedade Alternativa” e “Tente Outra Vez”.

Quem nunca foi a um show de rock nacional, ou até de pop, e ouviu a celebre frase “Toca Raul”. Na verdade, esse “ritual” não é cumprido apenas pelos fãs de Raulzito. Algumas vezes o objetivo é “irritar” o artista que está no palco, gritando as duas palavrinhas tão temidas. Diante deste fenômeno, o cantor Zeca Baleiro compôs uma música para aqueles que não resistem e imploram por um som daquele que nasceu há dez mil anos atrás.

Para não gerar dúvidas, o maranhense batizou a canção de “Toca Raul” . A balada começa assim: “Mal eu subo no palco, um mala maluco já grita de lá: Toca Raul! A vontade que me dá é de mandar o cara tomar naquele lugar”. Ao mesmo tempo que faz uma música de “protesto”, Baleiro homenageia o Seixas. Zeca disponibilizou a faixa para download gratuito em seu site.

Vai falar que um show desse baiano não lotaria dois Maracanãs? Então só me resta dizer: TOCA RAUL!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Primeiro acorde

Olá, esse blog é destinado àqueles que vivem com trilha sonora. Se cada momento especial da sua vida pode ser lembrado por uma música, este é o seu lugar.

Nos textos que serão publicados nesse espaço você encontrará informações sobre música e músicos, principalmente aqueles que buscam formas alternativas de sobreviver em pleno declínio do mercado fonográfico. Dicas de shows também terão espaço neste blog.

Links para vídeos e sons também não podem faltar. Espero que vocês possam se divertir e refletir sobre os temas abordados.

Leia e ouça!