domingo, 28 de dezembro de 2008

Avançar é retroceder?

O grupo U2 lançará seu novo CD “No line on the horizon” em março de 2009. Até aí, nada de mais. A novidade é que o álbum terá cinco versões diferentes, com direito a uma edição em vinil. Os fãs também poderão comprar junto com o novo disco um pôster dos irlandeses, um livro de 60 páginas sobre a banda, além da autorização para baixar um filme com músicas do grupo, de acordo com o site G1

A trupe de Bono não é a primeira banda a recorrer ao LP, essa é uma tendência no mercado europeu e americano. Alguns artistas nacionais também já aderiram a essa moda, entre eles Maria Rita, Nando Reis e Caetano Veloso. Lenine foi um dos últimos a optar pelo bolachão, seu álbum mais recente, “Labiata”, teve mil cópias reproduzidas em vinil.

Essa volta ao passado não está restrita ao processo de gravação dos discos. O clip da música “Sensual Seduction”, intepretada pelo rapper Snoop Dogg, é calcado em referências dos anos 80, desde o figurino, até o excesso de iluminação.

No caso do U2, mas do que uma busca por formatos antigos (se é que o CD já não se tornou um deles), o novo álbum será marcado pelas várias formas de contato entre a banda e o público. Mais do que vender a música, o artista confere um valor agregado ao trabalho ao incluir uma revista ou um livro no pacote.

Será essa a saída para o mercado fonográfico? Independente disso, não é qualquer banda que pode se arriscar nesse tipo de “empreendimento”.

Vá preparando a sua velha vitrola!

Nenhum comentário: